




"Eu cresci numa cidade, em New England, onde havia uma loja maçônica em cima do cinema, e não tenho nem ideia do que acontecia ali", acrescentou. "Então sempre fui interessado."
Quanto à possível polêmica que o livro pode causar, Brown diz que não sabe como o livro vai ser recebido.
"Não sou a pessoa certa para responder essa pergunta", afirma. "Não pensava que O Código Da Vinci causaria tanta polémica."
"Não acho que a maçonaria seja retratada como sinistra", avalia o autor. "Se o leitor vê a maçonaria como sinistra no começo, espero que até o fim do livro já não ache o mesmo, e veja que os símbolos são esclarecidos para que as pessoas entendam melhor."
Para o maçom Joseph Criciata, a exposição que o livro trará não afetará a fraternidade. "A nossa era moderna começou em 1717, portanto, apesar de ser muito gentil, a maçonaria por si mesmo continua a crescer e existir como como sempre foi", afirmou.
Na primeira tiragem de O Símbolo Perdido, foram impressas 6,5 milhões de cópias na língua inglesa, um dos maiores números da história. Dan Brown já planeja o próximo livro.
Apesar dos muitos afazeres, consegui chegar cedo do serviço para me sentar em frente à TV e assistir ao sorteio do Mundial de 2010. As 32 selecções que participarão no primeiro mundial realizado no continente africano já conhecem os seus adversários.
Os grupos ficaram definidos assim:
O grupo que mais me chamou atenção foi o grupo G, onde se enquadra o Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Brasil é um crónico candidato ao título, Costa do Marfim é neste momento a melhor selecção africana, Portugal teve sérias dificuldades em se qualificar mas é sempre uma selecção a ter em conta, afinal o melhor jogador do mundo em 2008 é Português e finalmente a Coreia do Norte, que é sem dúvidas a selecção menos cotada neste grupo.
O jogo de abertura da Copa será África do Sul x México, no dia 11 de Junho em Johannesbourg.
A terceira fase da venda de bilhetes para os jogos começa amanhã, quem estava a espera que os grupos fossem sorteados já o podem fazer.
O Comitê Organizador da FIFA aprovou hoje a forma como será realizado o sorteio da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, marcado para esta sexta-feira, 4 de dezembro, na Cidade do Cabo. Brasil, Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Argentina e Inglaterra foram definidos como cabeças-de-chave com base na edição de outubro de 2009 do Ranking Mundial FIFA/Coca-Cola (disponível no link à direita). Eles se juntam à anfitriã África do Sul.
O comitê também aprovou a composição dos outros três potes e o procedimento para o sorteio:
• O pote 2 terá os representantes das confederações da Ásia (Austrália, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japào), Oceania (Nova Zelândia) e América do Norte, América Central e Caribe (Honduras, México e Estados Unidos).
• O pote 3 contará com países da África (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria) e América do Sul (Chile, Paraguai e Uruguai).
• O pote 4 terá as outras seleções europeias (Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, França, Grécia, Portugal, Sérvia e Suíça).
• A anfitriã África do Sul será a equipe "A1". Os outros cabeças-de-chave ocuparão a posição "1" dos demais grupos, de "B" a "H".
• Os grupos serão sorteados de "A" a "H", e os integrantes dos potes 2 a 4 terão sorteadas as suas posições dentro dos respectivos grupos.
• Também serão respeitados critérios geográficos, o que significa que somente a Europa poderá ter dois países no mesmo grupo. Por exemplo, nenhuma das seleções africanas do pote 3 poderá cair no grupo da África do Sul. Já Argentina e Brasil não poderão ter como adversários nenhum dos outros países sul-americanos.
Por outras palavras, há probabilidades de o Brasil ter a França ou Portugal no mesmo grupo... Esperemos para ver!
Fonte: Fifa.com