Não sei qual é a definição mais correcta da expressão Fair Play, o seu conceito significa "Jogo Limpo", sendo muitas vezes também entendido como Desportivismo e/ou Espírito Desportivo.
Tido como um dos valores a impor na prática desportiva por contraposição ao conceito de “vitória a qualquer custo”, os mais altos responsáveis mundiais e europeus na área de Desporto têm-se preocupado em fomentar os valores do respeito e da lealdade inerentes ao “fair-play” entre todos os agentes envolvidos na prática desportiva.
O fair play significa muito mais do que o simples respeitar das regras; mas cobre as noções de amizade, de respeito pelo outro, e de espírito desportivo, um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento. O conceito abrange a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras, o doping, a violência (tanto física como verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção.
Ontem lembrei-me de uma imagem que dificilmente esquecerei e foi isso que me levou a falar sobre este tema. Em 2001, Paulo Di Canio um dos jogadores mais polémicos que já passou pela Premier League jogava pelo West Ham, em jogo contra o Everton, o guarda-redes adversário, Paul Gerrard, estava no chão lesionado, e a bola foi cruzada em direção de Di Canio. Ele segurou a bola com as mãos, quando estava em posição privilegiada para marcar o golo, para que o jogador adversário recebesse tratamento. O mais impressionante é que o jogo acabou empatado a 1.
O "TeuTubo" não me deixa mal... Fiz uma pesquisa rápida e encontrei o vídeo. Apreciem:
Aproveitando a onda, deixo aqui mais alguns exemplos de actos de Fair Play.
Referência: CM Vila Franca de Xira
0 comentários:
Enviar um comentário